COMPORTAMENTO CONSUMO CONSCIENTE

“A Mágica da Arrumação” – Aplicando o Método Marie Kondo

Pouco tempo depois de ter feito o curso de consultoria de estilo, li um livro que me chamou muito a atenção para um assunto bem presente no meu dia a dia, o minimalismo. O livro “A Mágica da Arrumação” me despertou quanto ao método tradicional que todos usamos para arrumar todas as nossas coisas. Um método que por sinal não surte efeito algum, ou seja, não dá certo.

Apesar de não falar em momento algum sobre minimalismo, em seu livro, Marie kondo compartilha sobre a técnica que desenvolveu e que aplica em seu trabalho de consultoria (ela é uma personal organizer) que segundo ela, dá certo e você nunca mais na vida precisará se preocupar com bagunça X arrumação.

O método consiste em pegar na mão tudo que você tem, uma peça de roupa, livro, sapato, etc. e se perguntar se aquilo ali lhe traz felicidade. Simples assim. Tudo que lhe faz feliz, que lhe é útil, que você usa quase todos os dias, isso sim você deve manter, o resto, vai tudo fora. Sem dó.

Achei muito interessante que ela menciona o comportamento dos clientes de uma forma bem real. Resumindo, nós leitores e as próprias pessoas que passaram pelo processo de organização junto com Marie, tem um certo medo e descrença de que o método aplicado pela consultora vai dar certo.

De fato é uma técnica difícil de ser aplicada. Eu mesma tentei fazer uma “limpa” no meu armário logo que li o livro e não consegui. Quando me mudei para o kitnet onde moro atualmente, me desfiz de pelo menos 50% do meu armário e mesmo assim, ainda tenho bastante coisa. Nessa mudança tive que comprar itens de cozinha que eu não tinha e nessa parte acredito que me saí bem, comprei só o necessário. Porém na parte do armário, itens de beleza e calçados, ainda há muito a fazer.

É claro que ter poucos itens ou somente o necessário varia muito de pessoa para pessoa e o assunto minimalismo em si é coisa para um post separado. Mas de uma coisa tenho certeza, ainda dá pra ter bem menos do que tenho atualmente e isso é algo que será compartilhado por aqui. A medida em que as coisas forem evoluindo, vou contando mais um pouco das dificuldades e experiências vividas sobre o assunto no blog.

Separei aqui abaixo um dos vídeos do canal IlustradaMente que resume de uma maneira muito legal o conteúdo do livro:

Você pode gostar também

Sem Comentários

    Deixe o seu Comentário